sábado, 10 de junho de 2017

KUDO DAIDO JUKU - O MMA JAPONÊS CRESCE NO DF E CONQUISTA ATLETAS DE TODOS OS CANTOS.


Fundada em 1981 pelo mestre 9º dan Takashi Azuma. Inicialmente era uma vertente de caratê, foi mais tarde classificada como arte marcial distinta. Mistura, inicialmente, o Karate Kyukushin com judô, posteriormente, técnicas de jiu jitsu, ampliando ainda mais o seu arsenal técnico, inclui técnicas de wrestling e sambo, arte marcial russa. 
Incansável pesquisador de artes marciais, Jukucho Azuma vai à Tailândia periodicamente, durante cinco anos, para incorporar em seu sistema técnicas e conceitos de muay thai, desenvolvendo assim uma arte marcial que abrange todos os campos do combate corpo a corpo: luta em pé, quedas e luta de chão. Diferentemente do caratê tradicional ou clássico, o daido juku é uma arte marcial na qual são válidos socos, cabeçadas e cotovelas no rosto.
O kudô é praticado com um capacete de acrilico que protege o rosto, luvas, kudô-Gi e coquilha para os homens. O capacete tem o intuito de evitar danos faciais, pois o que conta no daido juku é a evolução do pensamento junto com seu adversário.

Daido Juku (大道塾, Daidō Juku?) é a organização da arte marcial kudô (空道, Kūdō?)

Fonte: Internet Wikipédia.


Minha visão sobre o Kudo :
Ao participar dos seminários de Kudo no DF com Sensei Nonoyama e amigos praticantes, pude testemunhar a grande revolução que esta arte fez na vida das pessoas que o praticam. O clima de amizade, treino, técnica e garra, resgatam a nostalgia visível das artes marciais, perdida e desfacelada pelo tempo pelos oportunistas de kimono limpo. Kimono limpo é a expressão que uso para aqueles que não treinam e passam as semanas em eventos tirando fotos para o facebook. Seus tatames e dojos gritam pela presença daqueles que deveriam estar treinando e trabalhando em prol de suas artes. Esse não é o caso do Kudo ! Na vicente pires, onde esta sediada a maior parte dos seus atletas do DF, o Tatame range os dentes, claro, sem necessidade de violência e quebradeira, pois o Kudo transmite tanto a plástica quanto a objetividade dos seus golpes. No Kudo não existe interesses particulares ou domínio  de famílias, nem a dinastia de imperadores economicistas, no kudo simplesmente, ás técnicas são aperfeiçoadas todos os dias. Centralizada de forma vertical, sua organização NÃO PERMITE ESCÂNDALOS ou pedacinhos de birras para possuir faixas. A estrutura organizacional do Kudo tem um homem que é a referência para muitos inclusive em níveis internacionais de outras competições em estilos variados. Takashi Azuma é sem dúvida hoje um revolucionário das artes marciais, buscou métodos de aperfeiçoamento em todos os campos para melhorar aquilo que acreditava, não se limitando e nem criando qualquer sentimento de vaidade em torno de suas técnicas. O Kudo é a arte marcial que mais cresce  no mundo, já conquistou a europa e agora cresce no Brasil e no DF. No Kudo também se aprende o Kyokushin ( alguns de seus elementos) , que  é voltado para o nocaute.  Técnicas de queda, seguidas imediatamente de finalização, a parte de golpes, aplicando aos pontos certos, inclusive o nocaute ou com finalizações rápidas. Em meio a pangéia de estilos que vemos hoje no mundo das artes marciais, pisamos sobre o chão sólido construido pelo kudo de Azuma, para viver a melhor experiência dos verdadeiros samurais japoneses, sem a fantasia dos pontinhos de campeonato, tipo toma lá, dá cá, resgatando o verdadeiro sentido das artes marciais.
Caso tenha interesse em treinar, entre em contato pelo fone: ( 61 ) 98133-3988 com o Sensei Maicon Nonoyama. Os guerreiros do Kudo treinam na academia Ippon na colônia agrícola Vicente pires - DF, Perto do Big Box na EPTG.
Ossu !



TAKASHI AZUMA 


Mestre Carlos Torres com Takashi Azuma abaixo na foto, responsável pelo Kudo no Brasil.





                               Último Seminário realizado no Distrito Federal com Mestre  Carlos Torres, imagens
                                                                                       Paulo Machado










SITE para pesquisas: www.nonoyama,com.br 



sexta-feira, 9 de junho de 2017

DUPLA DE KARATECAS CAMPEÕES MUNDIAS SE UNEM PARA PREPARAR A MAIOR EQUIPE DE KARATÊ DO DF!


Resumo Curricular de Artes Marciais e Competições Internacionais Maicon Nonoyama
                                                                                                                    
1979 – Início nas Artes Marciais com Ju Jutsu Shindo Yoshin Ryu
1984 – Início no Karate Wado-Ryu
1985 – Campeão na primeira participação em Competição de Karate (Regional, Minas Gerais)
1989 – Graduação de Faixa Preta Juvenil em Karate Wado-Ryu
1990 – Graduação de Faixa Preta 1º. Dan em Karate Wado-Ryu
1993 – Fundação da Academia Nonoyama Umuarama Karate Kii Kuu Kai
1993 – Graduação de Faixa Preta 2º. Dan em Karate Wado-Ryu
1995 – Graduação de Faixa Preta 3º. Dan em Karate Wado-Ryu
1995 – Campeão Pan Americano de Karate (Santiago, Chile)
1995 – Campeão Mundial de Artes Marciais (Mendoza, Argentina)
– Graduação de Instrutor Senior de Defesa Pessoal 
1996 – Professor de Defesa Pessoal da Polícia Federal (até a presente data)
1998 – Campeão Sul Americano de Karate (Assunção, Paraguai)
1999 – Bi-Campeão Sul Americano de Karate (Copiapó, Chile)
– Habilitação em Instrutor Sênior de Defesa Pessoal Goshin Jitsu
2000 – Graduação de Faixa Preta 4º. Dan em Karate Wado-Ryu
2000 – Presidente da Federação de Karate Interestilos do Distrito Federal (2000 a 2004)
2002 – Início no Muay Thai
2002 – 3º. Lugar no Mundial de K1 Baotailong (Beijing, China)
2003 – Campeão Mercosul de Karate (Foz do Iguaçu, Paraná)
2004 – Graduação de Faixa Preta 5º. Dan em Karate Wado-Ryu
– Mestrado em Artes Marciais Japonesas - IBU (São Paulo/Tóquio)
2006 – Bi-Campeão Pan-Americano de Karate (Foz do Iguaçu, Paraná)
2006 – Fundação da Academia Nonoyama Artes Marciais
2007 – Filiação na Associação Karate Wado de Portugal
2008 – Filiação na Japan Karate Federation – Wado-Kai
2008 – Presidente da Associação Brasileira Karate-Do Wado-Kai – ABKW (até a presente data)
2010 – Grau Preto em Muay Thai
2011 – Filiação na Associação de Kudo Daido Juku do Brasil
Graduação de Faixa Preta 1º. Dan em Kudo Daido Juku
Fundação da Nonoyama Kudo Daido Juku
– Diretor Geral no Brasil da JKF Wado Kai Portugal (até a presente data)
2015 – Presidente da Federação de Kudo Daido-Juku do Distrito Federal - FKDJDF (até a presente data)
2016 – Graduação de Faixa Preta 6º. Dan em Karate Wado-Ryu
2017 – Presidente da Associação Brasileira de Árbitros de Karate - ABAK (até a presente data)

Antonio Wander 


Nome: Antonio Wander da Silva Santos Júnior. Data de Nascimento: 03/12/1985 Estado civil: Casado com Sônia Espinheira. Natural: Boa Vista - RR mais criado em Brasília-DF desde os 5 anos de idade.  Faixa preta 4 Dan do estilo Shotokan.




Brasiliense de Sangue, alma e coração, mais atualmente mora em ilhéus na Bahia. Atleta profissional de Karatê junto com o amigo Maicon Nonoyama, um parceiro que mora em Brasília DF, professor de karatê sempre acompanhou minha carreira, é uma testemunha viva de toda minha luta. Defendi a seleção de Brasília-DF por muitos anos até ser contratado pelo Flamengo do R.J. Em 2014 rompeu o contrato com o clube do R.J.  e fui lutar na Europa, onde já tinha nome e reconhecimento internacional. Lutou em Portugal, Espanha, África e Itália onde pode fazer uma carreira brilhante. Atualmente é técnico da Seleção Baiana de Karatê Interestilos filiada a CBKI e a FKBA. Ministra cursos de KUMITÊ que é a parte de luta  do Karatê. Entrevistado pelo FWB, Sobre seus títulos pelo Flamengo, enviamos aqui para todos alguns banners  de cursos e seminários, que inclusive foi ministrado em BRASÍLIA DF.

Com o advento do Karatê nas olimpíadas, vemos uma grande movimentação de muitos atletas em busca de uma preparação adequada para o evento.  Essa movimentação vem causando um grande volume de pedidos para a formação de uma equipe que seja capaz de trazer inovações e volume de treinos. Existe uma exigência no momento para o fluxo de treino dos atletas, sabendo que o karatê no DF, durante muitos anos, sofre reverses em seus comandos de federações, confederações e associações. É impossível ter uma síntese entre os mais variados estilos, mas é possível realizar uma metodologia de treino que pudesse agrupar os mesmos, sem tirar sua identidade ou descaracterizar os mesmos estilos. Essa será a tarefa de dois dos maiores KARATECAS DO BRASIL, WANDER E NONOYAMA vão receber e sintetizar esse aprendizado, NÃO MINIMIZANDO, mas aperfeiçoando técnicas e movimentos, capazes e necessários para chegarem aos objetivos pretendidos. Somos incapazes no momento de saber o que serão essas metodologias, mas são visivelmente será fato que o Karatê do DF, passará por mudanças profundas. Existem mestres e escolas de karatê no Brasil que já dialogam sobre unificar estilos, mas existem escolas também que insistem em manter cada um no seu quadrado. A verdade é que as olimpíadas estão chegando e até agora não foram traçadas linhas de atuação para formação de uma equipe e  a realização de seletivas, estão esperando o BÔI receber uma pancada na cabeça e dormir pra abate? Outra verdade é que Wander e Nonoyama , sem precisarem se movimentar muito, já estão causando mudanças na estrutura que " DORMIU" e muitos estão se acordando agora. Veremos em breve essa dupla realizar mudanças e promover a aptidão de atletas para o DF. Sinceramente pra mim tem dois tipos de caras : OS QUE TREINAM E SE ESFORÇAM E O OUTRO TIPO É O ATLETA QUE VIVE DE KIMONO LIMPO E TIRANDO FOTO EM FACEBOOK, KIMONO LIMPO E PASSADINHO NÃO SE ENCARDE COM O CEBO DO DOJO OU DO TATAME. Se você quiser sujar o KIMONO, TREINAR, SE ESFORÇAR, TRABALHAR E VENCER, procure Wander e Nonoyama para treinar, agora se quiser  outra escolha, fique em casa assistindo malhação essas coisas. Essa é minha opinião. Obrigado por ter a oportunidade de expressar-me aqui sobre o assunto.

Paulo Machado
Editor deste blog.